Saiba mais sobre o evento LÜME, uma parceria entre a agência Dacri Deviati e a Texprima
No último sábado (13.04) aconteceu na unidade Senac Lapa Faustolo a segunda edição do Evento LÜME, realizado pela agência Dacri Deviati em parceria com Texprima em que foram apresentadas palestras e talks sobre o mercado de moda, estratégias criativas e tendências tecnológicas e comportamentais para os próximos anos. A palestrantes foram a consultora e diretora da Dacri Deviati, Olívia Merquior, e a jornalista e editora do FFW, Camila Yahn. Também participaram do evento os estilistas Ana Luisa Fernandes e Célio Dias das marcas Aluf e Led, respectivamente.
Olívia apresentou a palestra “Se vestir hoje. Quais os símbolos daquilo que nos cobre?” que abordou a cronologia do uso do tecido ao longo da história. De civilizações primevas à sociedade contemporânea, o espectador foi levado a uma análise profunda da simbologia do ato de se vestir assim como do poder político-econômico retido por aqueles detentores de técnicas de tecelagem. O intuito da exposição foi instigar e suscitar o questionamento acerca do futuro do têxtil e da figura do designer de moda em uma sociedade espelhada, dividida entre os mundos físico e digital.
A jornalista Camila Yahn, apresentou a trajetória dos novos estilistas mais influentes ao redor do mundo. São jovens que se destacam por inúmeros fatores desde a pluralidade contida na figura de Virgil Abloh da marca Off White até irreverência e provocação proposta por Telfar Clemens, que desloca as pessoas para a realidade das ruas focando em inclusão e diversidade.
As marcas Aluf e Led, integrantes do projeto Estufa, também estiveram presentes. Ana Luisa Fernandes apresentou os processos criativos utilizados em sua jovem marca. Fundadora e criadora de todo o conceito da Aluf, ela contou sobre as inspirações de coleções passadas, técnicas utilizadas e crenças em relação ao futuro da moda sustentável. Célio Dias, estilista e idealizador da marca Led, também abordou seus processos criativos, suas dificuldades e medos quanto jovem recém-formado além de também seu modo de pensar questões de gênero através do conceito genderless proposto pela Led.
O evento foi encerrado com a palestra “Projeções AW 2021”, exibida por Olívia primeiramente na Première Vision Paris em fevereiro deste ano, que abordou as prospecções mercadológicas para os próximos anos através de uma análise de arte e design, tendências tecnológicas, pesquisas científicas e estudos comportamentais.
Durante o coquetel de encerramento apoiado pela cerveja Asahi Breweries Limited e pela Press Pass, assessoria de imprensa parceira da Texprima, aconteceu um bate papo descontraído entre palestrantes e participantes, que tiveram a oportunidade de trocar ideias, informações e até mesmo contatos profissionais.