Esse tom de jeans, que a gente usa, conhece e é o preferido de mais de 70% da população mundial, tem como objetivo trazer um reconforto para o momento de mudanças constantes pelo qual estamos passando há um bom tempo. A instabilidade política vista nos mais diversos países ao redor do mundo, a verdade substituída por fake news e a incertezas ao longo dos nossos caminhos, geram inseguranças e ansiedades, o que faz com que um tom atemporal e calmo seja a melhor escolha para um ano tão numericamente simbólico como 2020.
Em entrevista à Fast Company, a Vice-Presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman, ressalta os sentimentos e sensações que levaram a empresa a dar o destaque para o azul: “Não sabemos para onde ir e em quem confiar. Azul é o sentimento de calma e segurança que nos ajuda a ter essa confiança para seguir em frente”.
A cromoterapia também foi essencial na hora de validar a cor para os próximos meses. Nos tratamentos que envolvem luzes, o Azul é usada em pessoas que têm problemas durante o sono, insônia e estresse; os espectros ajudam a trazer calma e harmonia ao organismo.
Há algumas temporadas, o azul, não só esse que remete ao jeans, mas um azul fechado que beira o preto, é destaque em semanas de moda, dentro e fora das passarelas, e também na arquitetura, design de interiores e mobiliário. Quando mais profundo, o tom serve como uma cor neutra e é uma excelente escolha pra quem quer um tom escuro, mas, ao mesmo tempo, fugir um pouco do preto.