Colorida, animada e cheia de protesto. Assim foi apresentada a coleção da marca Ken-Gá, na 45a Casa de Criadores. Inspirada pela história da caminhoneira Afrodite, que viaja pelas estradas do país e, durante muito tempo, atendeu por Heraldo Oliveira Araújo. Agora, aos 69 anos, orgulhosamente cruza a passarela de um dos maiores eventos de moda do país, o qual tem em seu DNA um espaço reservado e muito bem utilizado pelas marcas para dar visibilidade a causas que passam despercebidas.
Roupas com pegada country, cheias de franjas, cores vibrantes e botas bem no estilo cowboy e cowgirl americano. Tudo junto e misturado. Bem ao estilo Ken-gá de ser, estar e vestir, que Lívia Barros e Janaina Azevedo sabem, como ninguém, levar para a passarela. Um mix singular que se vê nas roupas, nas atitudes dxs modelxs e no mashup da trilha sonora.
A inovação nas roupas vieram por meio das boléias – aqueles assentos tão característicos de caminhões, que deixam os longos trajetos rodoviários um pouco mais confortável – que saíram dos bancos e viraram calças e vestidos. As famosas frases de parachoque de caminhão também ganharam o olhar Ken-Gá e, consequentemente, uma pitada de feminismo e bom humor. “Deusa Fiel”, “Deusa é Amor”, foram algumas das frases icônicas da temporada.
A paleta de cores foi inspirada pelo pôr-do-sol no horizonte das estradas, enquanto os acessórios, vieram de partes de quadros religiosos, aqueles com bastante cara de casa de interior do Brasil.
Para fechar a apresentação da marca na Casa de Criadores, a própria Afrodite caminhou com um sorriso no rosto e toda de branco. Bem no estilo “clássico” de encerramento de desfile, no qual se encerrava a apresentação com uma bela noiva.
**Foto: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite