CASA DE CRIADORES: IEGO GAMA

Duas estampas, uma em preto e branco e a outra em vermelho e verde.
E teve tecido e da estamparia nossos na 46a Casa de Criadores. Diego Gama, parceiro de longa data, que a gente acompanha há várias temporadas e, em uma delas, desenvolveu sua coleção todinha dentro do nosso espaço de Oficina da Casa Verde.

Para essa edição do evento, Diego trabalhou com camadas e mais camadas de tules, a fim de chegar em um resultado ótico incrível, fruto de muito estudo têxtil e visual por parte do criador e em parceria com o artista Victor Fidelis. Intitulada “Brisas do Sul“, a estampa foi uma das trabalhadas na coleção “Órbita”. O desenho, que foi desenvolvido manualmente, representa “a interação entre corpos pretos”, como próprio Diego declarou.

Cada uma das camadas de tule tinha nela a mesma estampa, porém, cada uma delas com uma cor primária do padrão CMYK: ciano, magenta, amarelo e preto. A ideia – muito bem pensada e executada, por sinal – era, além de mostrar a maneira como corpos interagem, os encontros, desencontros, presenças e ausências dos mesmos. Ao sobrepor as camadas de tules estampados e coloridos, novas cores e formas se manifestam de maneiras diferentes, ao ponto de criar efeitos holográficos no olhar de cada espectador. Assim, cada pessoa que olha para o vestido pode ter uma percepção diferente. Uma alusão aos encontros que modificam corpos e criam novas realidades quando juntos.

Diego sempre nos surpreende com suas técnicas e nos emociona com seus discursos cheios de luta e poesia. Parabéns, Diego

Veja também

moldes de roupas pendurados
O retorno da Costura

Em um mundo saturado de telas, um movimento começa a se destacar entre linhas, pontos e texturas. Jovens da Geração Z, que nasceram conectados, agora buscam desconexão. E encontram, na costura, no crochê, no tricô uma forma de expressão mais profunda, tátil e presente.