O SPFW N51 aconteceu entre os dias 23 e 27 de junho e marcas parceiras da TexPrima apresentaram suas coleções de Verão 22 nos novos formatos digitais para o evento 100% online. Juliana Jabour já é veterana na semana de moda e trouxe uma coleção cheia de babados e detalhes amplos em cores vibrantes. Já Rocio Canvas, estreante no line-up, usou toda sua expertise em alfaiataria para compor uma coleção conceitual e desconstruída, com vários dos nossos tecidos. Confira todos os detalhes:
Juliana Jabour
Juliana Jabour é conhecida por seus designs que contrapõem o esportivo com o romântico. Para essa coleção do Verão 22, a estilista usou e abusou da nossa Zibeline Silky para uma exuberância estética que protagonizou o fashion film “Expectations”. De acordo com a estilista, a ideia era trazer um universo com roupas bem absurdas e marcantes.
Com muitos babados em camadas, volumes e recortes em espiral, Juliana intercalou looks que levam 100% do nosso tecido, com outros que combinam com moletom. Para criar os onze looks da coleção, ela usou dez cores da Zibeline Silky, sendo eles o Kiwi, Limão Siciliano, Azul Lanai, Pedra Verde, Vermelho Proenza, Pink Tropical, Lilás Glass, Azul Toscana, Yellow Bee e Rosê Capri. Essa cartela de cores contrapõe tons fortes e marcantes com cores pastel que resultaram em produções monocromáticas – exceto o vestido com recortes, que reúne as cores complementares vermelho e pink.
A Zibeline Silky é um tecido estruturado, com toque empapelado e um leve brilho que permite criar peças amplas e por isso, foi a escolha perfeita para a estilista experimentar volumes em proporções que ela antes nunca tinha usado. “É um tecido que me chamou bastante atenção pelo fato dele ser sarjado e ao mesmo tempo dele empapelar e criar essa estrutura de volume que eu tanto precisava para chegar nos looks que eu desenhei”, contou a estilista em uma entrevista exclusiva para a TexPrima que você pode assistir aqui.
Em um novo formato de apresentação da coleção, Juliana criou um storytelling para o fashion film “Expectations”, gravado no centro de São Paulo. A história traz um cenário pós-apocalíptico que mostra um reencontro após o isolamento. “Se você está escutando essa mensagem, é porque nós sobrevivemos”, diz uma das vozes transmitidas no filme. E é nessa vibe de expectativa de viver a vida em roupas ousadas que as modelos desfilam pelos prédios históricos da capital paulista. Confira o vídeo na íntegra aqui.
Rocio Canvas
Diego Malicheski, fundador e diretor criativo da Rocio Canvas, desenvolveu a nova coleção de Verão 22 para estrear no SPFW. As peças trazem o que o estilista sabe fazer com maestria: uma alfaiataria bem cortada, mas em modelos desconstruídos para contrapor a estética clássica com shapes modernos.
De acordo com o estilista, a inspiração para a nova coleção partiu do deslocamento. Se deslocar e se transportar inspirou o estilista a desconstruir a modelagem e trazer fluidez contra algo mais rígido. “Na história da Rocio, eu costumo escolher tecidos com propriedades muito específicas. Um mix entre rígido e leve. Tecidos que transmitem essa atmosfera que a gente fala nas coleções. Então nesse verão, a gente escolheu vários algodões e linhos”, conta em entrevista exclusiva à TexPrima.
Entre os tecidos naturais, o Cotton Supreme foi um favorito pela sua leveza, frescor e caimento estruturado. É um tecido empapelado que proporciona uma ampla aplicação e que Diego utilizou para criar peças mais desconstruídas. Ele também escolheu a Tricoline Fio 50, 100% algodão, e o Linho Clássico, 100% linho, para camisas clássicas e bem estruturadas. Entre os tecidos naturais escolhidos, a cartela de cores é neutra, bem característico da marca.
E não podemos falar de Rocio Canvas sem falar de alfaiataria. Diego usou diversos tecidos dessa linha para peças leves e até mais estruturadas. Entre as escolhas, estão o Budapeste, London BH 2 e o York 2 – que segundo o estilista, faz uma alfaiataria impecável. Nessa coleção, o contraponto a esse design clássico, é uma desconstrução da modelagem característica da marca. Para reproduzir esse conceito, ele utilizou outras bases como o Cargo Twill, o Chemise Voil – tecido semelhante a uma organza que deu vida a vestidos e capas -, o Cetim Lanvin, para um slip dress da coleção, a Malha Tecno Twill, utilizada em um shorts biker, e a Malha Double Fit, em uma calça super justa.
Diego também criou um fashion film para apresentar sua coleção. Com um vídeo de dois minutos e apenas uma modelo em cena, a proposta foi focar nos looks e em seus detalhes, sem muito mistério. A proposta do minimalismo também foi aplicada nesta apresentação, conciliando bem com o conceito da marca. Assista a apresentação clicando aqui.