Pesquisar
Close this search box.

#TrendAlert: Gótico Renovado

A Tendência Gótico Renovado é destaque para este ano e nós te contamos o porquê!

Se você acompanha o mundo da moda nas redes sociais, em especial no Instagram e TikTok, já deve ter percebido o poder das redes quando o assunto é viralizar e impulsionar estilos – já que são moldadas na prática de mimetizar e recriar a própria versão de uma tendência, independente da área -, fazendo com que o varejo vire o foco para o que está sendo buscado no momento, principalmente pela geração Z.

As séries em streamings têm também influenciado a maneira como se pensa a moda e o que os jovens estão vestindo, não é a toa que um dos nossos lançamentos de sucesso do Verão 23, o paetê Zoya, foi inspirado no reboot de Gossip Girl, ou que após o lançamento da série Bridgerton a busca por espartilhos e luvas tenha aumentado drasticamente.

Tudo o que acontece na sociedade é levado em conta na hora da busca e identificação de tendências, e com a internet cada vez mais presente em nossas realidades e as informações viajando de maneira ainda mais rápida, devemos ficar atentos.

 

Tendência 2023: Gótico Renovado

A tendência que merece destaque desta vez é o Gótico Renovado, que resgata a moda Gótica Lolita dos anos 2000 – estilo japonês baseado nas maneiras de se vestir do período vitoriano, que mistura as roupas de bonecas com a estética gótica, mas volta reinterpretada pela Gen Z, menos extravagante e com mais traços minimalistas e da cultura pop.

Essa, porém, não é uma tendência com duração de vida de uma semana. Na segunda metade de 2022, já tínhamos alertado que silhuetas dark e românticas seriam uma das apostas que guiariam a temporada de Inverno deste ano.

Influenciado por outros gêneros que já vinham aparecendo na passarela, como o punk e o grunge, o estilo gótico reflete a busca por escapismo em meio à instabilidade do contexto mundial atual. E para além, demonstra também como o mercado de moda asiático tem ganhado cada vez mais relevância no cenário de trends globais. 

Já sobre séries, Wandinha (Wednesday) é a que vai de encontro certeiro com a moda gótica – sendo uma das responsáveis pelo crescimento dessa tendência. No TikTok, a hashtag #wedsnedayoutfit possui mais de 27 milhões de visualizações, com uma variedade de vídeos de usuários criando looks inspirados na série e no universo dark academia.

Nas passarelas de semanas de moda internacionais, marcas de destaque como Philosophy Di Lorenzo Serafini, Maison Margiela, Versace, Christian Dior e Simone Rocha apresentaram em suas últimas temporadas a tendência Gótico Renovado.  

Christian Dior, Maison Margiela, Versace e Philosophy di Lorenzo Serafini

Estilo Gótico na Moda: como apostar?

Acabamentos volumosos, muitos detalhes e um contraste entre o preto e o branco são o que dominam a tendência gótico renovado.

Nas modelagens, o ideal são opções que modelam o corpo e que dão volume, criando formas orgânicas e onduladas, que podem ser atingidas por meio de franzidos e pregas. Já para detalhes mais volumosos, crie mangas bufantes, calças amplas e saias balonês.

A combinação entre minissaias e camisas brancas com blazers ou jaquetas de couro tem sido notada no street style e também dão aos looks a cara da tendência, além de serem peças extremamente versáteis. 

Mas, o segredo está nos detalhes. Afinal, por ter a cartela mais sóbria, são nos detalhes que a tendência nos chama a atenção. 

Desde babados, franjas desconstruídas, drapeados e sobreposições até rendas, transparência, recortes e laços, as particularidades de cada peça encontram um equilíbrio perfeito entre o romântico e o dark. Através deles é possível obter volume e comprimento de maneiras diferenciadas, além de deixar as criações mais sexys, jovens e modernas.

Quer ficar por dentro de todas as tendências que estão em alta na moda? Vem para o nosso Instagram.

 

Aposte no estilo gótico ronavado com os tecidos Texprima. Vem para o e-commerce!

Aproveite que a tendência Gótico Renovado está em alta para inovar em suas criações com a qualidade e a sofisticação dos tecidos Texprima. Entre no varejo e confira todas as nossas opções!

Para compras acima de 500 metros consulte seu representante ou solicite atendimento em nosso formulário.

 

Veja também