Com o Verão 24 cada vez mais perto, já falamos sobre os temas, as cores e as tendências! Agora, trouxemos mais dicas para guiar e te ajudar a criar uma coleção de sucesso. Após a nossa equipe de estilo investigar o mercado de moda e realizar a viagem de pesquisa de tendências para a temporada, reunimos as principais modelagens da Moda Verão que estão no radar dos consumidores e estarão em alta na estação.
Descubra as principais modelagens para o Verão 2024
PARTES DE BAIXO
O resgate dos anos 90 e 2000 trouxe de volta a calça cargo, que continuará a ter influência. Contagiando a geração Z, a peça vem sendo vista em diversas celebridades da moda. Porém, é preciso ficar atento à saturação excessiva da modelagem, afinal, embora estejam crescendo no varejo, as calças cargo detêm uma pequena porcentagem do mix geral de calças. Dê atenção para modelagens práticas, casuais e funcionais, com bolsos grandes e silhuetas descontraídas, adicionando detalhes em fechos e cordões. E claro, como estamos falando da temporada mais quente do ano, tecidos leves e com brilhos vivos são a aposta certa. Outra calça que está em ascensão no varejo por conta do retorno da estética dos anos 90 é a calça flare. Para o mercado contemporâneo, opte por cortes elegantes, estreitos e sutis, combinados com cintura alta para alongar a perna, enquanto os jovens preferem modelagens mais experimentais com tecidos diferenciados.
Para acompanhar as temperaturas do Verão 24, as minissaias colegial com tecidos de alfaiataria ou malhas leves continuam em destaque, tendo um aumento de 37% do mix de saias nas passarelas, influenciado pelas micro saias virais da Miu Miu, que dominaram as redes sociais, o street style e os editoriais de moda.
PARTES DE CIMA
Um match perfeito para a saia colegial ou para calças largas é o colete de alfaiataria, que ressurge à medida que a Geração Z começa a olhar para a década de 2010 como a próxima era a reviver. Assim, a peça se torna um item-chave para a criação de camadas – tendência que já está deixando a nossa equipe de desenvolvimento em alerta -, podendo ser usado sobre camisetas ou camisas de botões para um efeito formal. Explore a nossa linha de alfaiataria, linhos, naturais ou malhas especiais para incorporar a modelagem em sua coleção. Já as malhas resort ou trabalhadas são as ideias para a peça coringa do verão: o top de crochê. A apreciação das estéticas artesanais estimulada pelo DIY traz à tona os crochês em diferentes padrões de malhas e texturas dimensionais, dando vida à uma vibe divertida, transitando desde a moda praia até festivais de música.
Nessa temporada, a camisa resort – indicada no verão passado – aparece novamente, dessa vez atualizada com listras, sejam elas clássicas, coloridas, largas ou estreitas. Fácil de usar e aplicável a maioria das tendências apontadas por nós para a estação, a camisa listrada pode ser usada sozinha ou para criar camadas. Dica: explore mangas mais longas para aumentar o apelo versátil – uma vez que pode funcionar como uma cobertura leve para as noites mais frias.
PEÇAS INTEIRAS
Com os consumidores buscando cada vez mais praticidade e funcionalidade nas roupas do dia a dia, as peças inteiras e conjuntos irão dominar os guarda-roupas.
Sobre vestidos, três modelagens ganham relevância no Verão 24: o vestido de jersey, o vestido de crochê e o vestido de alça.
Versátil e confortável, o vestido de jersey, está em alta entre os consumidores, uma vez que esse tipo de tecido fluido oferece propriedades de deslizamento para todos os tipos de corpos. Podendo ser usado com drapeados, franzidos ou acabamentos brilhantes. Dica: aposte em decotes, golas, recortes e cintura marcada para valorizá-lo. O vestido de crochê vai de encontro com a tendência dos trabalhos manuais e das imperfeições originárias das técnicas de malha, transitando bem entre a praia e o bar. Para designs mais arrojados, use recortes nas laterais, tecidos de jacquard e aplicações de adereços. Por fim, a popularidade testada e comprovada do versátil slip dress, que cresceu na categoria de vestidos, faz com que o vestido de alça continue no próximo verão, movimetando-se entre diversas ocasiões. Mas, se o que você busca é um visual de praia, use-o em camadas com blusas de malhas ou uma camisa de tecido combinando.
Ao falar sobre versatilidade, precisamos falar sobre conjuntos! Nessa estação, os tweeds que bombaram no Inverno, são rejuvenescidos para o consumidor da Geração Z, ganhando cortes mais sensuais, bordas desfiadas e padrões incompatíveis para dar um toque punk, que aparecem em conjuntos com micro shorts ou minissaias combinadas com jaquetas, podendo ser usado desde maneira clássica até a moda festa.
Sendo destaque após um hiato entre as coleções, os macacões voltam para trazer facilidade aos looks, sejam eles utilitários ultra relaxados ou para festas. Para a primeira opção, elementos elásticos e amarrados são alternativas para criar ajustes sob medida. Para além, explore detalhes com tecidos foscos, brilhantes, acetinados, transparentes e rendas para agregar valor à peça. Já para a os macacões de festa use e abuse desses artigos diferenciados, criando versões da peça que proporcionam um esforço mínimo e uma estética feminina, pronta para a noite.
DETALHES
Além das principais modelagens para o Verão 24, separamos os detalhes que se sobressaíram nas semanas de moda e que são as apostas certas para seu próximo lançamento!
O surrealismo, um dos temas que guiou a coleção, pode ser usado como inspiração para criar detalhes através de formas orgânicas – designs contemporâneos e elegantes -, dando a bainhas e silhuetas, diferentes formatos. À medida que realidades alternativas continuam ganhando força online e lentamente começam a se infiltrar na realidade, o conceito alia a criatividade e a imperfeição. Assim, use formas exageradas, cortes e proporções assimétricas para aprimorar a sensação surreal e oferecer uma nova visão dos designs. Para além, enfeites e acabamentos elaborados em escalas grandes também podem ajudar a criar produções ousadas.
Os recortes aumentaram 137% nas passarelas e têm sido usados para influenciar uma estética com apelo sexy nas últimas temporadas, representando 6% da mistura de tops de malha/jersey. Para construções modernas, opte por aberturas orgânicas que realinham os contornos do corpo.
Indo de encontro com o sexy, o interesse por um visual romântico e de inspiração vintage destaca o uso de detalhes de renda, mantendo a tendência das lingeries e corsets dentro e fora da passarela. Reutilize roupas íntimas como roupas externas para looks de festa – como no vestido de alças, por exemplo – ou sobreponha malhas para um apelo moderno. Aposte em texturas como chiffons drapeados para criar volumes ou opte pelo patchwork para um resultado inusitado. Recorra a tecidos leves para criar uma sensualidade sutil ou crie sobreposições com camisetas ou tops para diferentes possibilidades de uso.
Os tecidos leves também estão sendo muito consumidos para um detalhe chave com enorme apelo comercial: o drapeado. Além de uma particularidade de design de baixo impacto e de uma técnica de manipulação versátil, pode ser aplicado desde coleções de resort e festa como em looks casuais, embelezando uma ampla variedade de corpos.
Por fim, explore a assimetria em tops e vestidos com um ombro só, já que o detalhe foi muito visualizado nos últimos desfiles. Dica: pode ser aplicado em diferentes materiais e modelagens, adicionando um toque de modernidade e elegância às peças.
Curtiu as indicações? Vem criar com a Texprima!
Como cliente Texprima, você tem acesso antecipado a materiais completos sobre as principais tendências que guiam as temporadas! Se você ainda não faz sua coleção com tecidos Texprima solicite um atendimento aqui, mas se já é nosso cliente, entre em seu portal VIP para conferir tudo o que disponibilizamos para você!
Não esqueça de nos acompanhar no Instagram e ficar ligado em todas as novidades.