Já falamos aqui sobre os quatro temas da nossa coleção do Verão 23, que traz as principais vertentes de comportamento dos consumidores que estão sendo visualizados. A partir deles, conseguimos extrair os direcionamentos estéticos que vão predominar na temporada. Mas antes disso, para facilitar essa transição, vamos trazer três macrotendências que vão inspirar a moda em 2023.
Influência dos esportes
Em 2021 os olhos se voltaram às Olimpíadas de Tokyo, e não foram só as competições que roubaram a atenção do público, mas também os esportistas influenciadores nas redes sociais. Foi reflexo de um movimento maior, um desejo de velocidade e ação em contraste com uma vida mais lenta e reclusa, que envolve o conceito de antifrágil – de dar a volta por cima após fatores de complicações, da nova geração que vem quebrando recordes e aqueles que desafiam os limites do corpo humano. A força de um novo ímpeto está na modernidade, de tudo que se move, avança e fomenta uma estética esportiva, que se ramifica e mescla com outras correntes, como o glamour, a alta-costura, as invenções tecnológicas, o conforto, o utilitarismo e a eficiência, formando assim diversas estéticas a partir desse mesmo desejo.
Retorno ao sexy
A extravagância vem quase como uma vingança a tantas privações provocadas pela pandemia e como uma celebração ao prazer. A expressividade é maximizada e marcada por um desejo de se libertar e de quebrar barreiras que é exacerbado por uma sensualidade espontânea. Da mesma forma que acontece com a influência dos esportes, o retorno do sexy se mistura com outras correntes, tanto com a áurea da vida noturna e festas urbanas quanto com uma espontaneidade, extroversão e estéticas por vezes queer, transgredindo alguns códigos e até uma vertente romântica, que traz referências históricas, corsets, babados e franzidos.
Nostalgia
E por último, é latente um desejo de reviver e redescobrir as alegrias de um passado recente, mais simples, livre, e sem filtros. Quase uma fantasia repleta de referências da infância e adolescência, cultivo familiar e objetos antigos. Um retorno, principalmente, a década de 90 e anos 2000, que se aproxima tanto de uma estética de férias, casa de praia e peças vintage, quanto da atitude festiva, com brilhos, transparências, acetinados e adereços figurativos.
A partir dessas influências se desdobram os 11 direcionamentos estéticos da estação que vamos trazer em breve. Fiquem de olho!