Inverno 2026: Entre Narrativas e Memórias

CAPA TEMAS INVERNO 26

Para a nova temporada, a Texprima apresenta uma coleção que convida à introspecção, ao resgate da memória e ao encantamento das histórias, reais ou imaginadas. Inspirada pelo poder da literatura e pela ancestralidade da criação, a coleção de Inverno 26 é guiada por três grandes capítulos: Literário, Contos e Paleo. 

Uma narrativa que transita entre o concreto das cidades, a magia dos contos e a força primitiva da origem humana. Cada tema traz uma nova forma de olhar para o mundo e para os tecidos que o vestem. 

Conheça os capítulos que inspiraram os temas da coleção do Inverno 26

Literário: A Cidade como Cenário e Inspiração

TEMA LITERÁRIO

Inspirado em livrarias centenárias, o tema Literário explora o recente retorno do fascínio pelas narrativas de leituras e a cultura urbana. O direcionamento a leitura ganhou força entre as gerações mais jovens, com clubes de leituras e feiras literárias, impulsionado por redes sociais como TikTok e Instagram. E as cidades voltaram a serem interessantes por sua cultura, história e movimento, tendo também os espaços de leitura como lugares de encontros e trocas. 

Na moda, esse flerte com a literatura começou a aparecer em exposições como a do Le Bon Marché, na criação de livrarias por marcas como Saint Laurent e nos clubes do livro promovidos por Chanel e Miu Miu. 

Aqui, as cidades são mais do que pano de fundo, são protagonistas de histórias e símbolos de transformação. A estética do tema traduz esse cenário urbano e intelectual: alfaiataria desconstruída, influências arquitetônicas, cartela neutra com toques vibrantes e uma elegância espontânea. 

Contos: O Lúdico na Moda Contemporânea

TEMA CONTOS

Entre o real e o imaginário, o tema Contos propõe uma visão encantada da realidade. Referências históricas e folclóricas se misturam em uma linguagem que valoriza a tradição como ferramenta de conexão cultural. É o luxo reinterpretado: mais lúdico, emocional e conectado aos pequenos prazeres do cotidiano. Como um doce que desperta memórias, as roupas podem transformar o comum em algo especial. 

Essa narrativa traz sofisticação para o dia a dia, resgatando a opulência das grandes dinastias com um olhar leve e contemporâneo. Explora transparências, babados, camadas etéreas, fluidez e volumes dramáticos em uma paleta de tons profundos, contrastados com neutros atemporais. 

Paleo: A Origem como Futuro

TEMA PALEO

O último capítulo da coleção, Paleo, nos transporta para a ancestralidade, nos tempos paleolíticos, quando as ferramentas foram criadas para a sobrevivência e a espiritualidade começava a se manifestar.  

O tema é uma revisitação ao passado, como fonte de inspiração para novos caminhos no futuro. Ele transita entre a exploração da resiliência física desse período como em trabalhos performáticos da artista Marina Abramović, nas descobertas cientificas relacionadas a esse passado, além do interesse na espiritualidade e conexão com os quatro elementos naturais. 

A estética é primitiva, mas também sofisticada, explora texturas cruas, superfícies desgastadas e uma paleta sutilmente colorida que combina tons quentes e minerais com cores frias suaves.  

Uma Nova Leitura

Entre livrarias, contos e saberes ancestrais, nasce uma coleção que une cidade, espiritualidade, literatura e natureza. O Inverno 26 é uma temporada para escrever novos futuros! 

Nos acompanhe aqui, que em breve traremos mais informações sobre as cores, tecidos e modelagens que serão um sucesso na coleção.  

Garanta seus Tecidos para o Inverno 26 com a Texprima!

Não perca a chance de adquirir nossos tecidos exclusivos para moda! Preencha o formulário de contato para receber atendimento personalizado com nossos representantes. 

Para ficar por dentro de todas as novidades da coleção, siga a Texprima no Instagram e no LinkedIn e acompanhe nossas atualizações semanais! 

Veja também

moldes de roupas pendurados
O retorno da Costura

Em um mundo saturado de telas, um movimento começa a se destacar entre linhas, pontos e texturas. Jovens da Geração Z, que nasceram conectados, agora buscam desconexão. E encontram, na costura, no crochê, no tricô uma forma de expressão mais profunda, tátil e presente.