Mística ; Sagrado Feminino; Inverno 20

Ritos e rituais ancestrais na busca pela sagrado feminino pautaram o tema Mística no Inverno 20 TexPrima.

“Sermos nós mesmos faz com que acabemos excluídos pelos outros. No entanto, fazer o que os outros querem nos exila de nós mesmos.” Trecho do livro – Mulheres que correm com os lobos

 

A necessidade por uma vivência onde a espiritualidade e a conexão com outras dimensões aproximasse o corpo da alma foi uma das nossas maiores inspirações para o tema Mística. A filosofia do sagrado feminino, movimento que se originou dessa reconexão e entendimento das potencialidades femininas, trouxe à tona uma busca por sentimentos intrínsecos e primitivos do gênero, os valores vitais e também a força da mulher em todas as suas nuances. A espiritualidade inspirou estampas e texturas sofisticadas em uma estética repleta de florais e padronagens aquareladas, arabescos, bordados e elementos da cultura indiana em cores vibrantes e tons naturais.

“Sermos nós mesmos faz com que acabemos excluídos pelos outros. No entanto, fazer o que os outros querem nos exila de nós mesmos.” Trecho do livro – Mulheres que correm com os lobos A necessidade por uma vivência onde a espiritualidade e a conexão com outras dimensões aproximasse o corpo da alma foi uma das nossas maiores inspirações para o tema Mística. A filosofia do sagrado feminino, movimento que se originou dessa reconexão e entendimento das potencialidades femininas, trouxe à tona uma busca por sentimentos intrínsecos e primitivos do gênero, os valores vitais e também a força da mulher em todas as suas nuances. A espiritualidade inspirou estampas e texturas sofisticadas em uma estética repleta de florais e padronagens aquareladas, arabescos, bordados e elementos da cultura indiana em cores vibrantes e tons naturais.

Grupos de mulheres passaram a se reunir para celebrar cada processo do ser feminino em todas as etapas da vida, aceitação e reconexão se encontraram em espaços ritualísticos que evocam a ancestralidade e a mulher selvagem. Um dos mais conhecidos grupos são as mulheres do Danza. Baseadas na psicoterapia do movimento e nos saberes ancestrais femininos, elas conduzem as participantes através de rituais de empoderamento e autenticidade. As vibrações desses ritos de libertação fazem parte da coleção em tecidos fluidos e formas lânguidas, além transparências como tules e organzas. Na estamparia, espaços sagrados inspiram desenhos manchas, desenhos aquarelados em tons iluminados e amarelos intensos, brilhos acetinados e prateados.

As fases da lua e sua conexão com o universo feminino, retomam as crenças antigas regidas pelos movimentos dos astros. Em uma de nossas viagens de pesquisa a Paris, visitamos a exposição do artista tcheco Alfons Mucha no museu do Luxemburgo, um dos maiores representantes do movimento Art Nouveau no fim do século XIX.  Suas obras repletas de representações femininas cujos cabelos se entrelaçavam com as molduras ornamentais da pintura em uma paleta de tons pastel, inspiraram materiais de brilho acetinado e acabamentos com foil e lurex , remetendo o brilho lunar para a superfície dos tecidos.

As fases da lua e sua conexão com o universo feminino, retomam as crenças antigas regidas pelos movimentos dos astros. Em uma de nossas viagens de pesquisa a Paris, visitamos a exposição do artista tcheco Alfons Mucha no museu do Luxemburgo, um dos maiores representantes do movimento Art Nouveau no fim do século XIX. Suas obras repletas de representações femininas cujos cabelos se entrelaçavam com as molduras ornamentais da pintura em uma paleta de tons pastel, inspiraram materiais de brilho acetinado e acabamentos com foil e lurex , remetendo o brilho lunar para a superfície dos tecidos.

A conexão feminina com plantas e ervas, também parte do universo de cura de rituais antigos, inspira uma atmosfera repleta de plantas exóticas em cores intensas e exuberantes. Como em jardim misterioso, estampas com florais em tons escuros e acentos de cores dialogam com rendas leves e translúcidas, cujos nomes foram inspirados em bruxas da ficção como a Renda Bellatrix e a renda Igrane.