Saiba mais sobre Daily Soft, tema do Inverno 20 inspirado na busca pelo conforto e no desejo de inclusão

Neste Inverno 20, nos propusemos a questionar os padrões vigentes e entender sua origem e desdobramentos em nosso tema Daily Soft. As concepções históricas sobre a ideia de beleza se modificaram e adaptaram a uma série de padrões estéticos e comportamentais impostos pela cultura e sociedade. Na Grécia antiga, por exemplo. a beleza estava associada a qualidades como força e sedução, já para os poetas do mesmo período, a beleza era transcendente, aquela que se une a alma e transforma o ser admirado em sublime.

A contemplação do belo passou por diferentes análises e divagações até evoluir para o conceito contemporâneo de uma beleza inclusiva, que abrange a todos. O filósofo alemão G. W. Friedrich Hegel, trata o belo como uma meta para atingir um ideal, e que a beleza estaria no espírito evoluído do indivíduo. Esse conceito vem se expandindo através de um olhar inclusivo para todos os corpos, formas, cores e idades.

Nesta estação, a busca por conforto propõe o entendimento de diversos tipos de beleza coexistindo em um mesmo espaço, em que formas voluptuosas encontram materiais de toque suave que acariciam a pele, inspirando uma sensação de calor e acolhimento.

A quebra desses padrões propõe um olhar para os mais variados corpos, captando a beleza expressa nas diferenças. Modelagens deixam de seguir códigos binários e passam a vestir diversas gerações, gêneros e shapes. Materiais maleáveis são explorados em um novo casual cujo foco é o bem-estar e o conforto. Essa busca propõe materiais aconchegantes em uma estética de cobertor, como furs acolhedores, malhas macias, peles de carneiro artificiais e lãs que, recriando o toque da pelúcia que trazem a sensação de abraço através do toque soft dos tecidos.

Um design palatável, em tons pasteis, formas arredondas e texturas aveludadas aguçam ainda mais o desejo de conforto inspirando uma cartela repleta de tons suaves como o Aurora Rosê e Azul Boreal além de marrons e beges extraídos chocolates e cafés. A profusão de marrons na cartela também traz a possibilidade de abranger quase todos os tons de nude, incluindo os mais variados tons de pele, do Avalon ao cálido Sheep.

Workwear e athleisure se fundem no que chamamos de Workleishure. Peças de alfaiataria e sportwear se misturam no mesmo look tornando-se mais democráticas e confortáveis. O workwear ganha leveza e fluidez através de shapes oversized e materiais maleáveis.

Daily Soft Mood Inverno 20

No movimento de contrapartida a comportamentos econômicos e sociais de seu tempo, Willian Morris foi a inspiração para a estamparia para o tema Daily Soft.  Florais rebuscados e pequenos são uma das características marcantes do artista, que é referência tanto na arquitetura quanto no design mundial. Em meio à Revolução Industrial, ele foi o precursor e fundador do movimento Arts & Crafs o fortalecimento e retomada do fazer artesanal. Para Morris, a arte e o design são instrumentos políticos: “Que interesse pode ter a arte se não puder ser acessível a todos?”

CURIOSIDADES

Willian Morris – Genius of Design (2010)

Documentário produzido pela rede de televisão inglesa BBC, sendo uma série de cinco documentários onde se responde perguntas como de onde vem o design, o que faz um profissional do design e outros. O documentário foca em Willian Morris, um dos melhores e mais relevantes designers do século XIX.

William Morris Gallery

Situada em Walthamstow, no nordeste de Londres, a galeria tem dois andares em homenagem ao arquiteto referencia no mundo do design e fundador do movimento Arts & Crafts em oposição a produção em massa que vigorava na revolução industrial, valorizando o trabalho e a produção do design artesanal.

 

Série

Master of None (2015)

O nova-iorquino Dev (Aziz Ansari) aborda alguns temas do jovem- adulto millennial, em questões que envolvem processos de maturidade, como envelhecimento, emprego, racismo, relacionamentos e religião.

Documentário

Mind the gap (2017)

Documentário com apoio do canal de tv a cabo Multishow na sua produção, contou com uma pesquisa de 15 meses feita pela agência Talent Marcel. Uma sondagem com 500 jovens procurou captar seus valores e 21 especialistas de dez áreas do conhecimento, entre antropólogos, psicólogos, filósofos, empresários e youtubers afim de desmistificar os jovens e a geração Y.

Exposição

Ron Mueck no Brasil (2018)

O artistas australiano Ron Mueck, recria de forma hiperrealista formas humanas em proporções gigantescas, captando de forma íntima expressões e ações do cotidiano de uma pessoa.

Filmes

Eu não sou um homem fácil (Je Ne Suis Pas Um Homme Facile) (2018)

Filme francês, lançado 2019 plataforma de streaming Netflix,conta a história do machista inveterado Damien (Vincent Elbaz) que ao sofrer um acidente acorda em um mundo onde as mulheres e os homens tem papeis invertidos na sociedade, onde as mulheres dominam. A filme apresenta uma realidade paralela, discutindo o papel do homem e da mulher na sociedade contemporânea.