Estivemos presentes na SPFW N55– que aconteceu entre os dias 25 e 28 de maio – para prestigiar os nossos parceiros e conferir de pertinho todas as particularidades das coleções. O evento, que está com a proposta de ocupar lugares em São Paulo, se dividiu entre o Komplexo Tempo – na Mooca -, o Shopping Iguatemi e o Senac da Lapa Faustolo. O tema desta quinquagésima quinta edição foi Origens, com o objetivo de falar sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, dando destaque à diversidade e à pluralidade brasileira artística e estética. Acompanhe a seguir a cobertura da Texprima na SPFW N55!
Saiba tudo sobre os parceiros da Texprima na SPFW N55
Confira abaixo mais detalhes do que foi apresentado por Apartamento 03, LED, The Paradise, Renata Buzzo e AZ Marias!
APARTAMENTO 03
A inspiração de Luiz Claudio, fundador e estilista da Apartamento 03, para a temporada de Verão 24 foi Estêvão Roberto Silva – filho de pais escravizados, primeiro negro a se formar na Academia Imperial de Belas Artes em 1846 e considerado o melhor pintor de natureza-morta do século XIX -, nome desconhecido para a maioria dos brasileiros. A coleção desfilada na São Paulo Fashion Week levou o nome de Silva, visando também dar luz e olhar com afeto e atenção para este sobrenome tão popular no Brasil – que compõe também o nome do designer -, mas que está atrelado a algumas questões de ocultamento em nossa sociedade.
Foi pensando nisto que o designer desenvolveu uma coleção luminosa e brilhante com looks impactantes e elegantes ao mesmo tempo, mantendo a identidade da marca, atrelada também às tendências das penas, dos bordados e das transparências.
Luiz nos contou que gosta de explorar todas as possibilidades que os tecidos podem oferecer. Assim, suas escolhas foram o clássico Crepe B&W, o Tule Brilho Marant – usado em modelagens de alfaiataria -, o sucesso de vendas Paetê Zoya, o Chiffon Saab – que ganhou uma estampa Xadrez – e o Mikado combinado com o Cetim Monalisa para a criação de looks acetinados inspirados nos quadros de Estêvão.
Veja a entrevista com o estilista aqui.
LED
A marca, que completa 10 anos em 2023, comemorou esta grande vitória através da coleção Êxodos, desfilada na SPFW 55, que nasceu do desejo de Célio Dias – designer e diretor criativo da marca – celebrar as parcerias e encontros que a LED e ele viveram ao longo dessa “grande viagem”, como afirmou o estilista para a nossa equipe.
A coleção teve como ponto de partida uma palavra: Tesão. Extrapolando os significados deste sentimento para além da conotação sexual, o diretor criativo quis dar luz à alegria e vontade de viver, estimulando uma energia positiva entre os membros da sua equipe de estarem em lugares jamais imaginados e de fazer o show acontecer.
Nas passarelas, peças sensuais, com recortes estratégicos e texturas inconfundíveis foram possíveis através dos nossos tecidos, como o Puffer Ski – usado em calças e coletes -, o Paetê Zoya – em um vestido de tirar o folego que abriu o desfile – e o elegante Fur Moritz – para calças e casacos. Mas, mesmo com escolhas mais exuberantes, Célio não abriu mão do seu queridinho: o Cotton Paper, que recebeu uma pintura manual, enquanto o Triacetato de Viscose deu vida a camisas soltas e cheias de movimento.
O desfile, sem dúvidas, comemora a dedicação e o orgulho de um trabalho em equipe tão significativo para a moda brasileira.
Clique aqui para conferir a nossa entrevista com o designer da LED!
THE PARADISE
Estreantes na SPFW com a coleção Brechó Paradise, Patrick e Thomaz – fundadores da marca- quiseram trazer para as passarelas uma volta pelos anos 1950, 1960, 1970 e 1980, uma vez que entrar em um brechó pode se assimilar a viajar no tempo, tendo contato com as roupas de outras épocas.
A The Paradise, nascida no Rio de Janeiro, tem como base a fantasia e estamparia, atendendo ao mercado brasileiro que não tem medo de se expressar através de cores, brilhos e formas. Para esta coleção, foram desenvolvidas estampas pensando nas épocas que basearam a coleção, mas para além, foram usados muitos paetês, ou melhor, o paetê queridinho da Texprima: o Paetê Zoya nas cores prata e very peri, para trazer ainda mais glamour e alegria nas peças.
Outras opções dos estilistas foram o Max 2 em tom vermelho vibrante e o New Slink – tecido com bastante elasticidade e brilho.
Quer ver mais da nossa cobertura? Vem pro nosso Instagram!
RENATA BUZZO
A estilista Renata Buzzo tem uma maneira peculiar de dar início às suas coleções: escrevendo poemas autoriais que se materializam em peças de roupas. Nesta nova coleção Carta II – Peles, a diretora criativa quis tratar sobre a diferença entre a fantasia que vestimos para o mundo exterior e a verdadeira pele que existe por baixo disso, retratando de maneira poética como questões emocionais afetam a pele.
Através de sua coleção e curta metragem, ela conseguiu transcrever perfeitamente suas – nem sempre confortáveis -, experiências, transformando a “visão” da pele ao longo da vida, em uma entidade desconectada de pessoas.
Para dar vida a tantos detalhes, Renata apostou em texturas como o lastex, franzidos, franjas, aplicações e enchimentos – feitos com retalhos. Os tecidos de destaque foram o Couro Urban, Couro Back Suede e o Couro Basic em tons de peles diferentes, por seus aspectos e texturas. Já o os mais leves, como o Silky Tucano, Silky Renta, Silky Jacquard Elysee e Crepe Toronto foram utilizados para franzidos e pregas em diferentes tons de nude.
Confira mais detalhes do processo criativo e sustentável da estilista aqui.
AZ Marias
A coleção Florescer Ato II – Água, desfilada no SPFW dia 26 de maio, no Komplexo Tempo, deu continuidade à vontade de Cíntia Félix, designer e fundadora da marca, de trazer temáticas alinhadas aos propósitos da marca, como a diversidade de corpos, representatividade de pessoas negras e religiosa e a sustentabilidade dentro e fora da moda.
No ato II, a água ganhou destaque para além da cor azul, tendo sua força, importância e significado emocional evidenciados, assim como o seu uso consciente, através do Maragogi Eco BR – tecido de viscose responsável -, do Puffer Ice na cor Metaverse – utilizado para retratar os movimentos deste elemento -, Malha Bordado Flor – preferido da estilista para esta coleção -, Voil de Rayon Shirt e Linho Casablanca Chiara – estampados autênticos Texprima.
Para ver mais de pertinho o backstage e looks desfilados da AZ Marias clique aqui!
Tecidos Texprima na São Paulo Fashion Week N55
Todos os nossos tecidos que já se encontram disponíveis em nossa loja estão marcados no texto! Mas, se quiser conferir os lançamentos antes que todo mundo, comprar com programação e descobrir mais novidades dos tecidos Texprima, preencha o formulário para receber o atendimento de um representante!
Por Júlia Lyz Nassif e Gabriella Vicente da Silva