Sob o tema “Do Romance ao Galope Nordestino Brasileiro”, o estilista mineiro Lucas Magalhães faz uma imersão na força e beleza da produção cultural da região em sua coleção de Inverno 2015, desfilada no Minas Trend Preview.
Técnicas como a xilogravura norteiam a criação da identidade da coleção. De Mestre Noza, pioneiro do ofício, ao contemporâneo Samico – por vezes elogiado por Ariano Suassuna – passando por grandes nomes como J.Borges, Stênio Diniz, José Lourenço, Costa Leite, João Pedro do Juazeiro, grandes artistas nordestinos se tornaram inspiradores no desenvolvimento da coleção.
Outra grande influência foi a música do Quinteto Armorial, principal expoente do Movimento Armorial, arquitetado por Ariano Suassuna em 1970, sob o intuito de criar uma arte original e profundamente nordestina. Seu som mescla influências ibéricas com tradições tipicamente nordestinas, além das heranças culturais trazidas pelos negros e das aprendidas com os indígenas, criando uma obra a um só tempo popular e erudita.
De ricas tradições e manifestações culturais – passando por Luiz Gonzaga, Lampião e Maria Bonita, o Mandacaru, o Maracatu, o calango, a literatura de Cordel, a obra de Ariano Suassuna – nasceu uma coleção forte, de cores vibrantes e identidade nacional.
Nas cores, tons fortes e vibrantes fortalecem o desejo por atitude e uma moda que atenda as necessidades da mulher contemporânea.
A Malha Prene, da Texprima, é um dos principais tecidos da coleção e passou por processos variados de estamparia e recortes, e se tornou um material exclusivo e original. O shape continua mais rodado, explorando a feminilidade e as várias possibilidades dos grafismos que acompanham as modelagens. O trabalho de Lucas é bastante autoral e só reforça a versatilidade dos produtos Texprima, uma das razões do sucesso dessa parceria que já dura algumas temporadas.
Confira a coleção completa:
Imagens: Reprodução.