Esse Texprima Explora foi feito há um pouco mais de um ano, quando visitamos a exposição sobre a Rita Lee, e foi originalmente publicado no Linkedin da Texprima. Em homenagem a ela, publicamos o conteúdo na íntegra aqui no blog para agradecer e marcar seu legado para a Música, a Arte, a Moda e a Cultura do Brasil.
Samsung Rock Exhibition celebra a história de Rita Lee
A história da rainha do rock, Rita Lee, passou por São Paulo através da Samsung Rock Exhibition no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). A exposição, que explorou um pouco da vida da cantora, encerrou no último dia 20 de fevereiro de 2022, mas se você perdeu, confira um pouquinho do que registramos e trouxemos para te inspirar!
Cada sala retratava um período de sua vida, trazendo lembranças da infância com os pais na Vila Mariana, o piano de sua mãe e outros instrumentos usados em toda sua carreira, além de fotos de família e arquivos de músicas que foram censurados do período da ditadura.
Entre os destaques estão a vida com seu marido Roberto de Carvalho – com quem realizou muitos trabalhos juntos -, uma remontagem do show “O Circo”, que recriava um ambiente circense em que ela usou cerca de 13 figurinos, muitas das capas de revista que estampou, seus trabalhos de desenhos e colagens divertidas, e por fim, uma área dedicada ao seu trabalho de conscientização do meio ambiente e a a vida animal, feito principalmente com crianças por meio de livros infantis.
Figurinos icônicos
Cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, mais conhecida como a “Rainha do Rock” do Brasil. Rita Lee sempre irreverente, traz isso à tona não apenas em suas composições mas também em seus figurinos, o grande destaque da exposição. Estavam à mostra desde o vestido de noiva icônico de sua apresentação ainda dentro d’Os Mutantes, até o vestido usado para a capa da revista Cláudia, em 2020. Passando pelo manto de Santa Rita de Sampa, o vestido da capa do álbum Lança Perfume e muitas outras roupas usadas tanto em shows quanto em fotos e outros momentos marcantes de sua carreira.
A cereja do bolo ficou por conta do público que visitou a exposição, tão diverso quanto a cidade de São Paulo, de todas as idades e estilos, provando que essa rainha ainda inspira atravessando barreiras de idade, gênero e estilo.