Texprima Explora: Museu do Ipiranga

Edifício histórico conhecido pelo nome de Museu do Ipiranga, localizado no Parque da Independência.

Após 9 anos fechado, o museu mais antigo de São Paulo (127 anos) abriu as portas, tornando-se também o mais concorrido a visitas. E nossa equipe, é claro, esteve presente e traz aqui um relato em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje. 

Museu do Ipiranga: saiba mais sobre a reabertura

Conhecido como Museu Paulista, esse ícone da Independência do Brasil está vinculado com a história de São Paulo desde o século XVI, seu longo acervo com mais de 125 mil peças conta com pinturas, esculturas, objetos utilizados no dia a dia no passado, medalhas e documentos.

Esses artefatos ilustram três linhas de pesquisa: a História do Trabalho desde a época dos cafezais, à indústria têxtil e às indústrias atuais, o cotidiano e a sociedade, apresentado pela evolução dos objetos do dia a dia, e a história do imaginário com um acervo gigante de documentos. Essas linhas estão vinculadas em cada sala e convidando ao conhecimento dos nossos antepassados.  

Um dos destaques do museu se encontra na escadaria principal que traz um pouquinho dos nossos territórios, com cápsulas que contém águas de diversos rios brasileiros, entre eles o Rio Tietê e o Amazonas, que estavam nos caminhos dos bandeirantes. Além disso, a área conta com esculturas de personalidades da história, sendo a central a de Dom Pedro I, e a sala nobre com a vista do quadro mais famoso do museu: Independência ou Morte, Pedro Américo (1888). A obra ilustra a declaração da Independência do Brasil de Portugal.  

Jardim do Parque da Independência

Ainda no segundo andar, somos presenteados com o panorama de cima do jardim, feito pelo paisagista Arsênio Puttemans, inspirado no Palácio de Versalhes. Seu labirinto com a fonte central é uma atração à parte, e cenário perfeito para fotos. Além disso, a construção do museu, recém-restaurada, traz o show da arquitetura renascentista com suas pilastras, curvas no interior e ladrilhos únicos em desenhos geométricos.  

E por fim, é possível conhecer ainda mais sobre a história do museu na exposição fixa no subsolo, “Para entender o Museu”, que conta desde o início de sua construção até a reestruturação atual. 

Faça sua visita e aproveite que os ingressos ainda estão gratuitos! 

Confira a Galeria de Fotos do Museu do Ipiranga

Não perca nada da Texprima!

Para ficar de olho no que rola na Texprima, siga-nos no Instagram e acompanhe-nos no Linkedin

Veja também