Texprima Explora: Design Weekend 2023

Sala de Exposição da Semana de Design 2023 no Edifício Virgínia, localizado numa esquina do Baixo Augusta, um icônico prédio com características modernistas do final da década de 1940.

Você já ouviu falar da Design Weekend (DW!)? Fundada em 2012, como uma semana de eventos presenciais, o festival de design urbano evoluiu para uma plataforma híbrida e multimídia de conteúdo, negócios e relacionamento, com ações presenciais e digitais, realizadas em diversos locais do país em diferentes períodos do ano.

O objetivo desse festival urbano é promover a cultura do design e suas conexões com a decoração, a arquitetura, a arte, o artesanato, o urbanismo, a inclusão social, a diversidade, a inovação, a sustentabilidade e diversos outros temas da economia criativa.

 

Conheça a DW! Semana de Design em São Paulo

Do dia 11 a 26 de março está rolando a DW! Semana de Design de São Paulo, que promove diversos encontros e palestras pela cidade de São Paulo.

Durante o período, nós visitamos o Edifício Virgínia, localizado numa esquina do Baixo Augusta , um icônico prédio com características modernistas do final da década de 1940, no qual a incorporadora regenerativa Somauma prepara um cuidadoso e extenso projeto de retrofit – técnica que alia tecnologia a materiais de qualidade para transformar a aparência, porém mantendo a arquitetura original. O prédio, que estava vazio, vem sendo ocupado há aproximadamente um ano por intervenções artísticas temporárias.

Para a participação na DW!, foram ocupados 3 andares do Virgínia (sétimo, oitavo e nono) com a intenção de trazer reflexões, ideias e inspirações para a construção de um futuro melhor.

 

Parede do Edifício Virginia na exposição da Semana de Design 2023, em São Paulo, com uma frase estampada de apresentação das atividades desenvolvidas atualmente no prédio em parceria com a Somauma.

 

NONO ANDAR

Para transformar os cômodos dos quatro apartamentos do 9º andar, foram convidados um grupo inicial de designers e artistas, que chamaram também outros artistas que admiram o trabalho, indo na contramão de uma curadoria fechada sobre o tema: Eu e você somos muitas. Assim, foi criada uma rede de afetos em que surgiram novas fronteiras de possibilidades.

Como obra de destaque, temos o Ciclo3, feita por três designers que se inspiraram no número 3 e suas interpretações ao longo do tempo, como para Pitágoras, que enxerga-o como a perfeição, sendo o resultado da unidade com a diversidade; para os chineses, que entendem ser a junção do céu e a terra, resultando em humanidade; e como para a numerologia, que dá ao número o significado de influência de expressão e sensibilidade das pessoas. Assim, o resultado é uma exposição imersiva com luzes e trilha sonora que remetem ao mar, onde acima dele estão flutuando 3 produtos inspirados na Tríade Vitruviana feitos a partir de SBR – material plástico proveniente da produção de chinelos -, com o objetivo de se reintegrarem a um novo ciclo de vida com o menor impacto, porém com maior eficiência e valor agregado.

 

OITAVO ANDAR

Além de um café charmoso, o andar guarda a mostra Quanto Tempo Temos?, que propõe provocações a respeito da urgência de encontrar soluções para enfrentar a crise ambiental que se intensifica a cada dia por hábitos da sociedade em relação ao consumismo desenfreado e a geração de resíduos.

Dividida em três momentos, começamos a visita encontrando os resultados de alguns padrões insustentáveis de consumo. Em seguida, somos convidados a uma pausa, que se faz necessária para absorver todas as informações da etapa anterior. Por último, temos a oportunidade de conhecer algumas soluções que já estão sendo adotadas por criativos e empresas que atuam com um olhar mais empático sobre uso de recursos naturais do planeta através da utilização de resíduos, upcycling e preocupação com o bem comum.

 

Cartaz colocado como papel de parede com a inscrição: oitavo andar, quanto tempo tempos? Curadoria Somauma.

 

SÉTIMO ANDAR

No último andar da visita, já que é indicado que comece pelo nono, encontra-se uma curadoria de Marcas de Moda Sustentável que trabalham com o upcycling ou biodesign, mas para além, marcas que carregam expressões artísticas e/ou políticas.

 

Veja a Galeria de Fotos da Semana de Design de SP

 

Texprima Explora: Saiba mais sobre nossas visitas

A programação da Design Weekend 2023 vale muito a pena para abrir os horizontes sobre a arte atual, além de trazer reflexões cada vez mais necessárias para o nosso dia a dia.

Para saber mais sobre nossas visitas por São Paulo clique aqui e confira todos os conteúdos do Texprima Explora, e siga-nos no Instagram para acompanhar conteúdos exclusivos.

Veja também