Adriana Varejão é uma artista plástica contemporânea do Rio Janeiro. Suas obras reproduzem elementos históricos e culturais, com temas ligados à colonização, ao barroco e à azulejaria. A artista também realiza um trabalho do corpo humano, da visceralidade e da representação da carne como elemento estético. Apesar de suas obras remeter muito ao barroco, também possui forte contemporaneidade em decorrência do acúmulo excessivo de materiais, camadas de tinta e informações.
Com uma estrada longa, suas obras foram expostas na Pinacoteca, sendo a maior exposição na carreira da artista. Foram reunidas 60 obras, realizadas entre 1985 e 2022. O corte, a rachadura, o talho e a fissura são elementos recorrentes nos trabalhos da artista desde 1992, e por isso, deram o nome à mostra em um dos mais importantes museus do Brasil. A exposição reuniu pinturas e esculturas. Registramos um pouco dessa exposição, que já foi encerrada. Confira algumas imagens abaixo:
Texprima Explora é o nosso projeto que surgiu a partir da vontade de compartilhar visitas às exposições culturais espalhadas por São Paulo. Nos acompanhe no Instagram para não perder as dicas que compartilhamos. Também estamos no LinkedIn e no Pinterest!