Alerta de Tendência: a influência do rock dos anos 2000

A influência do rock do anos 2000 volta a influenciar o guarda-roupa. Confira todos os detalhes!

Os anos 2000 estão voltando com tudo. Além do revival feito pela Geração Z que colocou a cintura baixa de volta aos holofotes, a estética rocker também retorna como um movimento nostálgico dos millennials

Adiantamos no começo de 2022, que a tendência Y2K (year two thousand, ou, anos dois mil), ia trazer alguns hits do começo dos anos 2000 de volta às ruas e aos guarda-roupas no Verão 23, principalmente da Geração Z – que com ajuda do TikTok, foram responsáveis pelo comeback da cintura baixa e tênis plataforma, por exemplo. E a nostalgia por essa estética já está sendo vivida, sendo reinventada para a nova década. Contrastes de brilhos, transparências, decotes halter e mini comprimentos são algumas tendências atuais e que tem tudo para continuar a conquistar os consumidores. 

E para somar nesse revival dos anos 2000, temos um oposto dessa vibe mais girly, que também foi muito vivida logo após a virada do milênio falando de uma influência rocker, que também pode ser chamada de indie. Além da explosão da música pop, também tínhamos uma nova roupagem do rock’n roll – o indie -, que foi responsável por uma efervescência cultural que levou muitos adolescentes da época aos clubes noturnos, influenciando também um visual estético compatível com as noites. 

O indie é um estilo musical, subgênero do rock, sendo abreviação de “independente”. Apesar do termo ter surgido entre as décadas de 70 e 80, foi no começo dos anos 2000 que muitas bandas ganharam sucesso e o termo se popularizou. O rock independente reúne bandas que não possuem contratos com gravadoras ou até mesmo uma produção, e é por isso que com o avanço da internet, muitos grupos musicais conseguiram notoriedade ao subir suas músicas online nas primeiras redes sociais que surgiram. 

E por que temos esse comeback?

Enquanto a Geração Z trouxe de volta algumas tendências da década para usarem pela primeira vez, a estética indie está sendo revivida pelos próprios millennials, que fizeram parte do momento original.  Com muita influência do visual roqueiro clássico, o indie reúne alguns elementos do punk, do gótico, do glam rock e do grunge. Jaquetas biker, calça skinny e baby look – camisetas femininas mais justas -, são alguns must-have para quem segue a tendência.

Também tem uma mistura de peças garimpadas com visual anos cinquenta e oitenta com calças justas e tricôs soltos, além de, é claro, muito couro, peças utilitárias, malhas e jeans. Recentemente, o termo indie sleaze se popularizou para fazer referência aos looks mais “jogados” que alguns tendem a ser. A nostalgia rendeu até uma página no Instagram com fotos de shows, grupos musicais e it-girls da época. 

E é claro que para 2023 a tendência se renova. Reunimos alguns looks de inspiração com os tecidos de destaque da nossa coleção de inverno para você se inspirar. Que tal criar peças com a inspiração indie na sua marca?

Veja também