O nome macroambiente é dado às forças ambientais externas às empresas e as quais as organizações não possuem controle, porém, podem e devem monitorar e adaptar-se. São forças de ordem política, econômica, social, cultural, demográfica, tecnológica e natural.
Recentemente, você deve ter acompanhado o lançamento do Iphone 6 e do Iphone 6 Plus. Uma das mudanças em relação aos modelos anteriores foi o tamanho dos aparelhos. O iPhone 6 possui tela de 4,7 polegadas; o iPhone 6 Plus, de 5,5″ (o 5S tinha 4 polegadas), seguindo a onda de maximização que trouxe ao mercado de telefonia os phablets (phone+tablet), já produzidos pelas empresas concorrentes da Apple.
Para o mercado de moda e vestuário, essa mudança tecnológica pode significar um problema ou uma grande oportunidade de design, uma vez que os novos celulares podem não caber nos bolsos tradicionais. Um fato interessante, mencionado pelo responsável da marca American Eagle, é que os bolsos das calças masculinas já acomodam esses celulares maiores, enquanto o das calças femininas ainda precisam mudar nesse sentido.
Algumas marcas estão considerando este o futuro das calças e, ao menos seis grandes marcas já começaram a pensar na alteração dos tamanhos dos bolsos: Uniqlo, American Eagle, Levi’s, L.L. Bean, J. Crew e Lee Jeans.
Sendo bem estudadas, as tecnologias podem gerar melhorias em produtos já existentes, atendendo uma necessidade da sociedade que ainda não é suprida, não esqueçamos também que uma tecnologia substitui uma anterior, portanto há a necessidade das organizações se reinventarem constantemente para não ficarem obsoletas no mercado. Vale lembrar que a Apple vendeu 10 milhões de Iphones somente no primeiro fim de semana e que outras marcas líderes, como Samsung, Motorola e Nokia já produzem os phablets há algum tempo. Portanto, a moda dos “maxicelulares” promete ficar por um bom tempo em alta!
Fonte: Mashable
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