Modelo de loja que surgiu nos Estados Unidos, as pop-up stores têm se espalhado pelo mundo e ganhado força também no varejo brasileiro. Como parte importante para a estratégia de marketing de uma empresa, a pop-up store (ou loja pop-up) é um espaço físico programado para ser temporário.
A partir deste conceito, você saberia responder como uma loja com tempo de duração definido pode oferecer tantos benefícios para o seu negócio? Para saber mais, acompanhe nossa matéria e descubra como a pop-up store funciona e quais são as vantagens desse modelo de loja.
O que é uma pop-up store?
Geralmente, as pop-up stores são implementadas em salas pequenas, quiosques ou locais diferenciados com o objetivo de impulsionar a visibilidade da marca e aumentar sua autoridade no segmento, o que significa que nem sempre o planejamento estará relacionado a lucros em vendas de produtos.
Dessa forma, o estabelecimento físico pode definir algumas dessas opções como foco principal da estratégia de marketing de uma empresa:
- lançamento de um novo produto ou coleção;
- divulgação de campanhas sazonais;
- collabs entre marcas;
- divulgação do comércio eletrônico;
- experiências diferenciadas para os clientes etc.
Com a implementação de uma pop-up store, a marca chama a atenção dos clientes, entregando exclusividade para seu público.
Para as marcas que atuam apenas no ambiente digital, a pop-up store pode ser uma ótima alternativa para expandir os canais de venda por meio de estratégia multicanal (omnichannel), considerada uma das tendências para o varejo em 2024.
Como funciona uma loja temporária pop-up store?
As pop-stores devem ficar abertas por algumas semanas ou meses, preferencialmente dentro de centros urbanos, nas regiões de grande circulação do público-alvo. A empresa pode optar, por exemplo, pela ativação em shoppings, estações de metrô, feiras de rua, avenidas com apelo comercial estratégico e até mesmo em eventos multiculturais, como festivais de música. Uma das opções para garantir a implementação rápida é optar pelos espaços do varejo já existentes no mercado ou utilizar estruturas práticas e funcionais, como contêineres.
É importante destacar que a abertura de uma pop-up store deve despertar o interesse dos clientes. Por isso, um dos principais objetivos da criação de uma loja temporária é garantir um espaço criativo, com experiências interativas e design atraente para engajar o consumidor. E lembre-se que o mais importante da estratégia de pop-up store é aumentar o tempo de interação entre a marca e o público-alvo.
Quais são as vantagens de uma Pop-up Store?
O modelo pop-up store é uma estratégia de curta duração, pode atrair vantagens que devem alavancar a marca, transformando o futuro dos negócios. Confira alguns destes benefícios:
- Divulgação da marca e aumento de credibilidade
- Engajamento do público-alvo
- Destaque da marca
- Expansão do mercado