À medida que o mundo começa a ganhar velocidade novamente, as gerações mais jovens estão se desligando de um ritmo travado no piloto automático pré-pandemia e buscando um maior propósito em seus atos. Estamos no meio de uma mudança de vibração – um momento na cultura em que as coisas começam a mudar e uma determinada onda social dominante começa a parecer datada.
Essa mudança de vibração na cultura popular também pode ser descrita como “fresh start effect”, traduzindo: “o efeito de um novo começo”. Explicado pela psicóloga Eva Krockow para Psychology Today, esse efeito é caracterizado por “marcos temporais que podem sinalizar novos começos e inspirar grandes mudanças de mentalidade, bem como oferecer um impulso motivacional para fazer mudanças na vida antes consideradas impossíveis”.
E estamos falando disso tudo para destacar uma mudança sinalizada e perceptível na cultura jovem em 2022, refletindo em novos hábitos de consumo. É um novo impulso que proporcionará maior propósito nas escolhas dos jovens, desde preferência de roupas, produtos de beleza, música e até mesmo o relacionamento na internet.
Confira alguns temas que exploram esse “novo começo”:
Entretenimento com propósito
Em 2022 e além, os jovens tendem a dedicar o tempo livre em autocuidado e em conteúdos que abordem crescimento pessoal e o impacto coletivo – e em como cuidar do mundo em geral. Plataformas de streaming bem-humoradas, sites, perfis do Instagram e contas do TikTok estão surgindo para mostrar notícias positivas, fornecendo um antídoto muito necessário para o doomscroll – o ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela absorvendo notícias negativas.
Um exemplo é o site de notícias e plataforma de mídia social chamado “Happy Headlines”, projetada para atrair jovens que não gostam muito de ler. O site e as páginas de mídia social oferecem notícias positivas simplificadas de outros veículos que levam cinco minutos para serem lidas, oferecendo uma rápida dose de otimismo. Outra página online que possui o mesmo objetivo é o “Happy Broadcast”, que tem mais de 633 mil seguidores no Instagram e compartilha gráficos vibrantes, notícias alegres e pontos de discussão sobre assuntos como clima, direitos dos animais e direitos LGBTQI+.
Uma nova internet
O entusiasmo dos jovens pelas tendências tecnológicas está levando a sociedade em direção a um futuro mais conectado, mas de forma mais positiva. A comunidade jovem parece mostrar mais responsabilidade ao utilizar a internet – com mais empatia.
A razão disso é o surgimento de redes focadas na saúde mental. O aplicativo social “Somewhere Good”, por exemplo, lançado em junho de 2022 funciona da seguinte forma: não há seguidores, curtidas, feeds ou perfis pessoais. Ao se inscrever, o aplicativo solicita que os usuários entrem em um dos quatro “mundos” disponíveis, onde podem receber e mandar perguntas às outras pessoas. Esta comunidade de áudio é uma alternativa saudável às redes sociais populares, visando a crescente questão da saúde mental.
E essa preocupação está movimentando também o metaverso. “MindBlowers DAO” é uma nova comunidade projetada para oferecer a primeira terapia do mundo no metaverso. O cofundador acredita que a saúde mental deve ter um lugar de destaque em todas as comunidades. “MindBlowers” marca a capacidade emocional da nova internet, oferecendo um lado mais suave da tecnologia.
Estética absurda
Os jovens consumidores estão se aproximando da moda e da beleza com uma atitude desinibida – explorando estéticas inusitadas para se divertir e explorar a criatividade. “Circus” é um novo tipo de publicação de beleza que celebra o absurdo e a diversão. Dazed Beauty se referiu à plataforma como uma plataforma de beleza não séria para esquisitos totais. A comunidade online e a publicação digital apresenta looks de vanguarda, com dentes com enfeites coloridos, arte em acrílico para unhas, tinturas de cabelo estranhas e muito mais.
Além disso, os memes da internet, que são publicações cheias de humor e às vezes sem sentido algum, estão influenciando a moda. À medida que os tempos se tornam mais phygital, os memes estão saindo das telas e indo para camisas e jeans. Para alguns, vestir-se é também exibir seu senso de humor online. Um estudo de engajamento realizado mostra que os memes podem gerar 60% de engajamento orgânico com alcance 10 vezes maior, de acordo com o The NYU Dispatch. Por isso, a ideia de levar os memes para a moda pode ser uma nova maneira de explorar o desenvolvimento de produtos para atrair os jovens.