Você já ouviu falar sobre realidade aumentada? E não, não é a mesma coisa que realidade virtual.
Diferente da realidade virtual (RV), que proporciona uma imersão virtual completa, a realidade aumentada é uma tecnologia que insere elementos virtuais em ambientes reais, como imagens, vídeos, objetos 3D, etc. E para acessá-la, basta ter um smartphone ou tablet compatível com RA.
Por mais que este tipo de tecnologia não seja nova, a realidade aumentada (RA) começou recentemente a ser pensada para além do entretenimento, como uma ferramenta de marketing com a capacidade de redefinir a jornada de compra dos consumidores.
Prazer em comprar
Esse tipo de tecnologia cresceu de forma acelerada durante a pandemia, uma vez que foi necessário explorar novas estratégias para que lojas e marcas continuassem faturando, mesmo durante o período em que muitas estavam fechadas. Assim, as experiências globais com RA não só conseguiram manter o lucro de muitas empresas, como também aumentaram as taxas de conversão em 94% e as chances de consideração de produtos anunciados por RA em 41%, números tão elevados por conta da busca crescente dos consumidores por produtos que proporcionem experiências na jornada de compra, estimando-se que este mercado alcance a marca de US$340,16 bilhões até 2028.
Com o mundo se dividindo cada vez mais entre o físico e o digital, hoje já são mais de 100 milhões de consumidores comprando por meio da realidade aumentada, sendo que 56% destes se sentem mais confiantes sobre a qualidade dos produtos apresentados por meio da realidade aumentada e 55% sentem mais prazer em comprar utilizando a tecnologia, de acordo com o relatório The Next Inflection Point: More Than 100 Million Consumers Are Shopping with AR, divulgado em 2022 pelo Snapchat, fazendo com que agora seja a hora ideal de investir na tecnologia e se estabelecer à frente no mercado.
A moda e a realidade aumentada
Na moda, a realidade aumentada encontra infinitas possibilidades para crescer e se consolidar, seja por meio de lojas temporárias que não oferecem produtos reais, impulsionadas pela RA, para apresentar lançamentos; por meio de peças criadas com tecnologia 3D que desafiem a criatividade e aumentem o potencial dos designers; por meio de desfiles apresentados via RA para diferentes lugares ao redor do mundo; ou por meio da possibilidade de experimentar as peças no próprio corpo através de um alfaiate virtual.
Outra possibilidade que está sendo testada é a criação de novas soluções sustentáveis considerando a preocupação ambiental, já que a realidade aumentada pode ser capaz de transformar os sistemas que provocam desperdício, incentivando o consumo de produtos exclusivamente digitais ou produzindo as peças fisicamente somente após o pedido testado digitalmente.
Dessa forma, a realidade aumentada está se tornando o futuro para criar, se expressar e consumir moda.
Se quiser ficar por dentro de mais tendências de mercado para este ano, confira a matéria Tendências para 2023!
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