Em todo início de ano, trazemos tendências de moda para a próxima estação para você estar sempre a frente, mas além disso, queremos compartilhar as novidades do mercado e do varejo, antecipando as mudanças que estão por vir e irão influenciar na tomada de decisão das empresas.
Vamos relembrar uma mudança importante de 2023. O último ano foi bastante desafiador para os varejistas brasileiros com a retomada dos negócios num contexto pós-pandemia. Apesar disso, um dos destaques em 2023 foi o fortalecimento das lojas físicas, com mudanças significativas que ofereceram experiências relevantes para o consumidor por meio das implementações de tecnologias e mídias que facilitaram a jornada de compra.
E agora para este ano, o que vai estar em alta e fazer a diferença nos negócios? Para te ajudar no planejamento estratégico, reunimos aqui no blog algumas Tendências do Varejo para 2024. Embora sejam dicas valiosas para o setor, é importante cada empresa avaliar quais são os tópicos imprescindíveis para sua realidade. Vamos juntos nessa?
Quais são as tendências do varejo 2024 que vão impulsionar o setor da moda?
1) E-commerce
Investir nas plataformas digitais ainda é uma ótima alternativa para faturar mais e impulsionar a vitrine da tua marca. As vendas pelas plataformas digitais continuam em ritmo acelerado, com estimativas do e-commerce obter aumento de 10,45% no faturamento em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
2) Varejo Ominichanel
Mesmo diante de um cenário em que o comportamento digital se mantém em ascensão, as lojas físicas aparecem super relevantes para a jornada de compra dos consumidores em 2024. Por isso, a integração entre os canais físicos e digitais é uma tendência de varejo importante para o mercado, principalmente quando as empresas adotam estratégias que ofereçam experiências diferenciadas, utilizando tecnologias que façam controle de estoque, mostruário digital, comprar online para retirar na loja física, entre outras facilidades que melhoram a experiência do consumidor.
3) Inteligência Artificial
Uma das tecnologias em destaque entre as tendências do varejo para 2024 é a Inteligência Artificial (IA). Neste caso, a estratégia é implementar máquinas e tecnologias que executem tarefas complexas com agilidade e eficácia. O investimento em IA no varejo pode ser feito, por exemplo, na otimização de estoque.
Com isso, é possível capturar dados de consumo em tempo real de várias unidades do varejo e sugerir reabastecimento de acordo com a demanda.
4) Sustentabilidade
Você já viu aqui no blog que é possível investir em sustentabilidade e garantir produtos lucrativos. Esse modelo de negócio tem influenciado a maneira como os consumidores analisam as marcas, suas lojas e o impacto dos negócios no meio ambiente. Cada vez mais com hábitos de consumo consciente, esse público tem investido em práticas sustentáveis também no varejo, por isso é fundamental adotar estratégias alinhadas à economia circular, buscando o uso mais responsável dos recursos naturais.
5) Produtos exclusivos
Além do interesse pelos produtos personalizados, os consumidores estão cada vez mais buscando itens exclusivos de suas marcas favoritas, como os produtos que reúnem autenticidade e qualidade diferenciada, uma das características que certamente fideliza seu cliente. Por isso os varejistas de moda tendem a investir em customização, co-criação e personalização, envolvendo o consumidor desde a produção até a entrega.