Capa estampados inverno20

Saiba mais sobre a estamparia e sobre as famílias de estampas que compõe cada tema do Inverno 20 TexPrima.

A estamparia de tecidos é uma arte milenar e relatos históricos datam que seu surgimento pode ter acontecido na China com o chamado Block Print, um processo de estamparia feito manualmente por meio de carimbos em materiais naturais como folhas e bambus, embebidos em tinta e pressionados sobre o tecido. Hoje em dia, embora os processos tenham sido simplificados por meio da estamparia digital, sublimação e estamparia cilíndrica, notamos uma crescente retomada de técnicas manuais.

A TexPrima possui um núcleo de estamparia onde são desenvolvidos prints exclusivos para cada coleção, a qual é dividida em quatro temas. Os quatro temas deste inverno foram Clã, Mística, Daily Soft e Extravaganza.Cada temas é composto por famílias, pensadas como forma de agrupar as estampas de acordo com o desdobramento das inspirações e com as técnicas e desenhos utilizados na sua elaboração. Além disso, há uma família com estampas atemporais, que são formadas por padronagens clássicas como xadrez, animal print e listras que dialogam e complementam as demais.

Cada tema possui entre 7 e 11 famílias e vamos contar um pouco sobre nossas inspirações de acordo com cada tema.

CLÃ

O tema trabalha o resgate do legado cultural desde as incursões vikings, que inspiraram estampas cartográficas ilustrando o processo de expansão nórdicos, aos xadrezes, elaborados a partir dos tradicionais tartans dos clãs escoceses. Paisagens campestres aquareladas em tons terrosos e verdes formam uma das famílias enquanto florais, também aquarelados, em branco empoeirado e rosas delicados formam uma outra família, a mais romântica deste tema. O denim ganha força neste inverno e inspira uma família em diversos tons de azul e com padronagens que simulam o jeans.

MÍSTICA

O tema Mística explora a conexão com o transcendental em tempos onde a superficialidade da hiperconexão afasta o processo de autoconhecimento e preservação. Os ritos e simbolismos criam uma aura de mistério, convidando a elevação espiritual e a sensualidade obscura. Essa libertação espiritual traz ao tema uma estética sofisticada em prints de florais orientais, além de estampas que remetem a jardins noturnos, arabescos e bordados indianos, degradês de cores naturais e texturas sagradas.

DAILY SOFT

O tema propõe prints que capturem o movimento de ruptura com padrões de beleza impostos, a reinvenção das formas e o design palatável de elementos transmitam conforto e bem-estar através de estampas com formas arredondadas, efeitos texturizados e cores pasteis. Desenhos clássicos texturizados formam um conjunto com desenhos geométricos além de sobreposições de cores e transparências que compõe a família de estampas inspiradas em William Morris, que inaugurou o movimento Arts & Crafts. O arquiteto e designer inglês é referência na área de estamparia e seus padrões de folhagens e florais e seu apreço pelas artes manuais foram relevantes no nosso processo criativo.

 

EXTRAVAGANZA

As manifestações performáticas e a celebração do corpo e da liberdade trazem ao tema Extravaganza padronagens iluminadas com flashes de cor em uma estética dramatizada e urbana. Cores fortes em padrões vetorizados, aquarelas ousadas além de animal prints e geométricas exuberantes, desenhos em cores ácidas imprimem o glamour da noite e a excentricidade de festivais diurnos em projeções de luzes que trazem movimento às estampas deste tema.