Descubra como a Escócia e seus xadrezes inspiraram nossa coleção de inverno

Escócia e sua cultura trouxeram inspirações para nosso tema Clã no Inverno 20 TexPrima a través de xadrezes revisitados.

A Europa é o segundo menor continente em extensão do mundo sendo constituída por 50 países e mais de 60 línguas faladas. Um dos episódios mais significativos da história do continente europeu aconteceu em 1.707 com a assinatura dos Atos de União que uniu os parlamentos da Inglaterra e da Escócia dando origem à Grã-Bretanha. Posteriormente a consolidação deste estado único, a Irlanda juntou-se ao bloco formando o Reino Unido da Grã-Bretanha.

No nosso Inverno 20, a Escócia foi uma das inspirações para nossa coleção e fez parte da nossa rota nossas pesquisas por sua vasta história e tradição. Ao visitarmos Edimburgo, pudemos observar os traços de uma cidade medieval considerada pela Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – como patrimônio cultural da humanidade. A cidade é dividida em duas: a Old Town, com suas ruelas e becos extremamente bem preservados, e a não menos repleta de atrações New Town, onde a principal avenida conhecida como Royal Mile abriga centenas de jovens e turistas do mundo todo.

Descubra como a Escócia e seus xadrezes inspiraram nossa coleção de inverno

Com esse olhar, trouxemos para a nossa coleção tecidos que remetessem à tradição escocesa de forma revistada através de xadrezes revisitados como Bergen Check e as Malhas Oxford Duncan e Oxford Cameron, que levam nomes de clãs das Terras Altas. O clima frio inspirou materiais que aquecessem e remetessem a tradição escocesa tão vívida na contemporaneidade em materiais como o Smith Inglês e Smith Sander.

Uma das cidades mais populosas da Escócia é Glasgow. Conhecida como a “rival” da capital Edimburgo por seus grandes atrativos turísticos e culturais como galerias de arte e museus. Inspirados na cena jovem da cidade, trouxemos referências de uma Escócia underground e urbana através do Double Fit Fraser Wool, da Malha Oxford Elliot e da Malha Logan.

Descubra como a Escócia e seus xadrezes inspiraram nossa coleção de inverno

As Terras Altas escocesas ou Highlands com suas paisagens nevadas contrastando com lagos de um azul profundo são a representação do clima bucólico do país. Os tecidos de superfície tramada Malha Bouclé Bonnie, A Malha Balmoral, Malha Tricot Danish e a Malha Cocoon remetem aos têxteis tradicionais produzidos na região.

Nossos estampados, inspirados na cultura e beleza da região, trazem folhagens, paisagens nostálgicas e xadrezes sóbrios ou multicoloridos que podem ser encontrados em diversas bases, de malhas a tecidos para alfaiataria.