Dicas para conviver nas grandes cidades

A mobilidade tem sido uma das principais pautas no planejamento do Brasil, além de uma das maiores discussões no dia a dia da população do país.

Mas a dificuldade para se deslocar não é um problema só das cidades brasileiras. O trajeto casa-trabalho pode ser repleto de empurrões, tropeços e até mesmo brigas entre desconhecidos, em qualquer parte do mundo.

Pensando em melhorar a convivência nos espaços públicos de Nova Iorque, o ilustrador Nathan W. Pyle criou o guia “NYC: Conselhos Básicos e Etiqueta”, com exemplos de situações em que podemos colaborar para melhorar o cotidiano de quem roda a cidade.

Apesar de ter sido feito pensando na cidade de Nova Iorque, algumas das situações se encaixam perfeitamente no dia a dia do brasileiro.

Confira algumas das animações:

gif

 

NYC: Conselhos Básicos e Etiqueta. Mantenha-se à direita nas escadas. Não fique parado na frente de saídas.

gif2

Circule a alternativa correta:  quem deverá sentar nos últimos dois assentos? A senhora? A gestante? Este atleta (dica: não)? Esta bolsa (dica: não)?

gif3

– Você pode pegar a minha vaga, se me deixar sair daqui!

– Mas eu estou com pressa!

A ilustração mostra quão estúpido você parece quando tenta entrar em um trem antes de deixar os passageiros saírem. Não é só falta de consideração, é ilógico.

gif4

Não importa quem você é, carregue seus pertences no colo.

gif5

Manter o foco é a chave para evitar o contato desnecessário.

Dica importante, levando em consideração a quantidade de pessoas que se distraem, andando enquanto olham e digitam no celular.

gif6

A regra de parar no “farol vermelho” também se aplica aos ciclistas.

 Mais dicas podem ser encontradas no livro de Pyle, à venda na Amazon, em forma digital (com animações) ou impressa.

Imagens: Reprodução.

2017-02-08T21:27:21+00:00maio, 2014|