A manipulação de tecidos e a aplicação de enfeites são sinônimos de praticidade e conforto que podem atualizar itens clássicos e atemporais. Confira as principais tendências para o Inverno 22!

Acabamentos

Acabamentos em tecidos e aviamentos para o Inverno 22

Ajustes na cintura

A ênfase dada às formas femininas continua. Por isso, procure realçar a região da cintura e aposte em cintos e amarrações. Valorize o contorno do corpo feminino com cintos no mesmo material da peça, que ajudam a definir a silhueta sem cortá-la ao meio. Os modelos com cinto de amarrar em mesmo material são inspirados pelos robes e complementam a proposta prática que domina a temporada.

Babados 

Os babados continuam sendo o modo mais comercial de incorporar a feminilidade aos looks e refletem um estilo neo romântico. Babados em camadas agregam valor à peça e aparecem tanto em bases leves de silkys e viscoses, que permitem criação de camadas, como em versões mais estruturadas. Variações mais amplas e em cascata complementam looks, enquanto as versões feitas do mesmo tecido da peça se baseiam em uma proposta simples. 

Barras ajustadas

O aumento do trabalho em home office dá um impulso na categoria de calças confortáveis com barras ajustadas.Designs sem costuras e punhos adicionam um toque minimalista aos estilos slim-fit da calça jogger. Aviamentos especiais e detalhes de costura sofisticados conferem uma nova abordagem para essa peça como roupa de trabalho.

Cut Outs

Os recortes surgem como um dos principais elementos, à medida que os estilistas buscam atualizar itens clássicos por meio de uma proposta contemporânea. Os recortes funcionam bem em looks despojados, formais, casuais e de verão. Esses detalhes nas costas dão às peças de alfaiataria um caráter minimalista e sensual. Recortes nas mangas e nos ombros dão uma proposta importante para a moda pensada para as telas. Já os recortes precisos ao redor do pescoço atualizam a gola alta clássica.

Detalhes nas costas

O detalhamento nas costas continua em alta, adicionando um foco decorativo às silhuetas minimalistas para o mercado feminino contemporâneo. Cortes, laços tricotados e drapeados cruzados são trabalhados em tecidos e malhas para dar um toque premium a itens trans-sazonais.

Drawstring 

Uma alternativa versátil para adornos, a manipulação de tecidos como franzidos e drapeados traz uma nova cara às silhuetas com volumes suaves e superfície com aparências onduladas. Detalhes em cadarços introduzem o fator adaptabilidade, permitindo que as silhuetas sejam afrouxadas para maior conforto ou apertadas para mais volume. 

Múltiplos bolsos

Bolsos oversized aplicados em superfícies em cores neutras dão aos looks utilitários uma vibe elegante com apelo moderno e atemporal. 

Shoulders out

Os decotes ombro a ombro vêm ganhando terreno desde o Verão 21 e aumentam nessa temporada. Esse decote é uma forma de atualizar vestidos e blusas. Use tecidos nobres e proporções amplas para criar um look confortável e alinhado à proposta do conforto. 

Acabamentos em tecidos e aviamentos para o Inverno 22

Aviamentos

Acabamentos em tecidos e aviamentos para o Inverno 22

Toque Artesanal

O interesse renovado do consumidor por novas criações e trabalhos manuais na pandemia aumenta a importância de detalhes e acabamentos manuais. O visual artesanal de “feito à mão” agrega valor às peças, dando textura por meio de franjas, nós, laços de tecido e fitas. Explore as irregularidades das superfícies dos materiais rústicos para trazer autenticidade aos detalhes artesanais.

  • Materiais: Cordões, passamanaria com franjas, bordados para aplicação, fitas bordadas, galões decorativos, botões de madeira e corozo e fivelas de sisal.
  • Aplicação: Camisas, blusas de tecido, vestidos, saias e acessórios.
  • Linhas: Casual e Resort.

Outdoor Adaptável

Consumidores demandam roupas práticas que são ideais tanto para ambientes internos como externos. Inspirado pelas atividades outdoors, a união da forma e a funcionalidade, junto com detalhes utilitários dos equipamentos esportivos, trazem praticidade nas peças casuais do dia a dia. Detalhes adaptáveis e modulares tem um apelo com consumidores que procuram por roupas versáteis. Explore detalhes removíveis na modelagem, que permitem que as peças se adaptem ou sejam usadas de várias maneiras.

  • MateriaisAlamares, fivelas, fechos de pressão, clipes de liberação rápida, elásticos, cordões, reguladores, velcros e mosquetão. Zíperes abertos para detalhes removíveis na modelagem e zíperes impermeáveis.
  • Aplicação: Jaquetas, coletes, calças, bermudas e acessórios.
  • Linhas: Casual e Esportivo.

Luxo nos Detalhes

Os fechos elaborados vão continuar sendo importantes, já que marcam presença e transformam as peças. Ornamentos e aviamentos com acabamentos sofisticados atualizam componentes de metal com um toque luxuoso e agregam valor às peças básicas  Use fivelas, argolas ajustáveis e detalhes no colarinho moderadamente para um impacto visual maior. 

  • Materiais: Zíperes de metal, puxadores diferenciados. Botões de pino, rebites, fivelas e argolas niqueladas, de resina e acrílico.
  • Aplicação: Blazers, jaquetas, blusas de tecido, camisas, vestidos e calças.
  • Linhas: Alfaiataria, Resort e Festa.

Workleisure

Com a necessidade de uniformes sofisticados e casuais que oferecem um conforto caseiro e apelo versátil, fechos super leves, botões ergonômicos, detalhes elásticos e componentes de tamanhos adaptáveis ajudam a trazer praticidade. Investir em detalhes de alta qualidade aumenta a longevidade da peça e o seu potencial de venda.

  • Materiais: Zíperes super leves, elásticos, cordões, gorgurões em cores neutras. Botões, argolas, reguladores e fivelas com acabamento polido, opaco ou escovado com toque agradável.
  • Aplicação: Blazers, jaquetas, calças, camisas, saias, bermudas, blusas de tecido e vestidos.
  • Linhas: Alfaiataria e Casual.

Natural Glam

Os consumidores têm demonstrado cada vez mais exigência com o compromisso ambiental das marcas. Invista em fibras e matérias naturais e nos componentes que imitam os naturais com elementos de superfície táteis e marcações irregulares. 

  • Materiais: Botões de corozo, madeira, madrepérola, matérias recicladas. Botões, ganchos de fechamento e fivelas de resina com efeitos semelhantes aos naturais como chifre, mármore, osso e conchas de abalone.
  • Aplicação: Camisas, blusas de tecido, vestidos, calças, saias, bermudas e peças da moda praia.
  • Linhas: Alfaiataria, Casual e Resort.

Color Pop

A criatividade ganha um toque lúdico, funcionando como um antídoto neste período de incertezas. Uma estética colorida que reflete a fusão de segmentos sofisticados com o casual e esportivo ganha destaque. Introduza cores em blocos e atualize as modelagens básicas com fitas de gorgurão, rendas e fechos ajustáveis. Opte por listras bicolores e tricolores e estampas geométricas para um toque atemporal.

  • Materiais: Zíperes, elásticos, rendas, galões decorativos. Botões multicoloridos de acrílico, botões e fivelas coloridos com acabamentos plásticos ou emborrachados e correntes.
  • Aplicação: Jaquetas, calças, camisas, vestidos e acessórios.
  • Linhas: Alfaiataria, Casual e Esportivo.