Voo#2 – O encontro entre a arte e a moda

Passear pelas ruas de Paraty rendeu boas surpresas. Mesmo com uma lista recheada de nomes de artistas e ateliês badalados da cidade, as indicações vindas dos moradores e também dos próprios artesãos resultaram em boas inspirações.

Nestes encontros inesperados, conhecemos Fábio Marqui, artista ituano que reside em Paraty há cinco anos ao lado de seu Golden Retriever, o Chico. Embora tenha se firmado nas ruas de pedra do centro histórico, seu flerte com a arte é antigo: desde criança gostava de ilustrações e se aventurava nos desenhos. Após uma breve passagem pelo universo da arquitetura, formou-se na Panamericana de Arte e Design, em São Paulo e foi viver de seus desenhos. Com seus quadros de encher os olhos e uma geladeira repleta de sorvetes artesanais, Fábio conta que sua arte mudou muito desde que chegou na cidade. “Antes eu pintava muito em madeira e também tinha uma arte mais abstrata. Hoje faço as telas seguindo um estilo impressionista”.

Quando é questionado sobre suas inspirações, o artista explica que o lifestyle de Paraty é um de seus grandes pilares do processo criativo. “Quando possível, gosto de pintar na rua, ao vivo, observando o movimento”, explica. Como nem sempre isso é possível, Fábio parte para outro pilar de sua criação: a fotografia. Observar e fotografar o que te encanta é uma atividade recorrente do artista. É assim, inclusive, que sua série de quadros inspirada em pássaros ganha forma. Ele fica em uma região específica – aproveitando que Paraty possui a maior quantidade de espécies de aves do Brasil – a espera das que lhe chamam atenção para então captura-las e depois colocar as imagens sobre a tela. Fábio ressalta que a natureza, de modo geral, é o que mais lhe toca enquanto artista, por isso o assunto rege suas criações.

A sintonia entre a equipe de estamparia e Marqui foi imediata. Ao conhecer detalhes de sua história, a ideia de uma parceria surgiu para estreitar ainda mais os laços entre moda e arte. Pensando nisso, a TexPrima adquiriu um quadro do artista que irá servir de inspiração para uma coleção de oito estampas do Verão 19.

By | 2017-09-25T15:00:16+00:00 setembro 20th, 2017|Categories: Primavista|0 Comments