VOO#1 – Paris N’América

Belém > Pará

Em nossa primeira visita em Belém, ficamos encantados com a história do prédio Paris N’América, uma loja inaugurada em 1825 que foi o que havia de requinte e luxo para as altas classes sociais.

Na década de 1890,  o Brasil viveu um desenvolvimento de uma tendência modernista ligada a todas as manifestações artísticas, inclusive na moda. Um movimento que surge como Art Nouveau, proveniente da Europa. Este movimento tem grande influência na Belle Époque que viria por caracterizar Belém.

A Belle Époque é a era da burguesia e de grande expansão urbanística, muito devido à chegada de migrantes. Paris nesse período teve grande influência tanto no Brasil quanto em Belém.  Tudo era sobre Paris, e todos queriam ir à Paris, assim como a moda ainda prevalecia Paris como a ditadora das tendências e novidades. As damas da sociedade paraense sempre queriam estar na moda, se vestir de acordo com as novidades, até mesmo “la façon” de falar e andar deveriam estar de acordo com as grandes damas da capital europeia.

Belle Époque 40 graus

“Esta caza é muito importante de modas só estranhei vêr os empregados em mangas de camiza. Mas é uzo da terra.
Saudades, Guilhermina”

Ontem, loja de artigos de moda super luxo
Hoje, loja de varejo de tecidos

Pelo menos a moda continua sendo o tema da casa…

By | 2017-02-08T21:27:08+00:00 julho 22nd, 2015|Categories: Primavista|0 Comments