VOO#1 – Cerâmica de Icoaraci

Icoaraci > Pará

A Cerâmica Marajoara é única no mundo.

Fruto do trabalho dos índios que viviam na Ilha de Marajó (a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico)

Hoje em dia o maior centro produtor e divulgador da cerâmica indígena amazônica, está no Distrito de Icoaraci, mais precisamente no bairro do Paracuri, onde se concentram cerca de 90% da comunidade de ceramistas. São inúmeras oficinas e olarias, alinhadas uma ao lado da outra, por toda a extensão do bairro.

Os artesãos usam o barro colhido às margens dos igarapés da região. Modelam, à mão ou em tornos-de-pé, réplicas, peças utilitárias e decorativas, queimam em rústicos fornos a lenha, decoram com engobes, e usam a técnica de brunir.

Conhecemos de perto o trabalho de dois mestres da cerâmica marajoara. O Mestre Anísio, que  nos recebeu muito bem em sua pequena loja, e o oleiro Otávio, que nos deu uma aula mágica de como “brigar e vencer” o barro.

Para que a cultura dos índios amazonenses não seja esquecida, o Liceu de Artes e Ofícios do local, fundado em 1996, vem formando novos artistas do barro, voltados para a preservação e a renovação desta cultura.

O maior acervo de peças de Cerâmica Marajoara, que foram descobertas ao longo dos anos em sítios arqueológicos, está no Museu Emilio Goeldi em Belém-PA.

2018-05-30T20:27:16+00:00 julho, 2015|